Dicas

Substituir o óleo e o filtro de óleo a cada 5000 km, se o veículo roda em condições severas como:
- Estradas poeirentas, arenosas ou lamacentas;
- Frequentemente em marcha lenta, condução em distâncias longas com baixa velocidade ou baixa rotação freqüente (por ex.: “anda e pára do tráfego urbano, táxis, entregas de porta em porta ou em caso de longa inatividade;
- Trajetos curtos (até 8km) com o motor não aquecido completamente. (Esta é para quem trabalha ou estuda perto de casa e uso o carro neste trajeto pequeno, insuficiente para aquecer o motor ao nível ideal de trabalho)

A instalação de rádios e alarmes não genuínos pode descarregar a bateria do veículo impedindo a partida do mesmo; (MOTIVO: pelo fato do acessório ser genuíno garantimos que está corretamente dimensionado para o sistema elétrico do carro não consumindo energia da bateria de forma excessiva, mesmo quando desligado).

Os sulcos existentes nos pneus não podem ter profundidade inferior a 1,6 milímetros. Os pneus trazem indicadores de desgaste que estão localizados em seu costado, entre os sulcos e em alto-relevo. Fique atento para quando eles se tornam visíveis, isto significa que chegou a hora de substituir o pneu. (Verifique o estado dos pneus buscando por cortes ou alterações de volume (deformações), em intervalos não superiores a 4 semanas, verifique também a pressão dos mesmos conforme o manual do veículo, pneus com pouca pressão de ar provocam aumento de consumo de combustível devido a maior resistência à rolagem).

Para descer uma ladeira, procure sempre fazê-lo com uma macha forte engrenada. Desta maneira o motor auxilia na frenagem economizando os freios evitando o superaquecimento de discos e pastilhas, reduzindo também o seu desgaste.

O motor não deverá trabalhar em rotações muito baixas com a marcha alterada. Andar, por exemplo, a 40 Km/h em quarta marcha, representa uma carga muito forte para o motor. (Dirigir desta maneira vai aumentar o consumo de combustível e acelerar o desgaste do motor);

- O alinhamento também deve ser efetuado sempre que os pneus forem substituídos.
- Se for observada vibração no volante, leve o veículo para uma verificação do balanceamento das rodas. A falta de balanceamento das rodas, além de causar um incomodo ao dirigir, também causa um desgaste irregular do(s) pneu(s) e dos componentes da suspensão e direção.
- Se eventualmente o veículo apresentar uma tendência de desviar a trajetória para um dos lados (puxar para esquerda ou direta), o alinhamento também deve ser verificado.
- Leve o veículo para uma verificação do alinhamento caso ocorra algum impacto forte na roda/ suspensão (queda em buraco, batida em obstáculo etc).
- Se for observado um desgaste irregular do(s) pneu(s), deve-se verificar o alinhamento das rodas.

O óleo do carro degrada por tempo ou quilometragem, portanto, o mesmo deverá ser trocado a cada 10.000km, se utilizado em condições normais, ou a cada 12 meses, o que ocorrer primeiro.